Rinoplastia

Cirurgia Plástica de Nariz

Funções do Nariz

A maior vantagem da Rinoplastia é a possibilidade de unir a necessidade de obter uma respiração saudável à vontade pessoal de harmonizar o nariz com o restante do rosto, em busca da beleza.

De acordo com cirurgiões, a queixa mais frequente dos pacientes que se submetem à avaliação de diagnóstico no consultório é a estética, mas não se dão conta da importância do aspecto funcional do nariz.

O nariz é um excelente filtro, que retém quase 100% das partículas grandes contidas na fumaça cinza de automotivos e de inúmeros gases. Para moradores de cidades despoluídas, o nariz tem essa função garantida e de forma adequada. O grande problema ocorre em cidades poluídas como São Paulo, porque a capacidade de filtrar do nariz é ultrapassada. Além da poluição, outros problemas nasais podem ocasionar uma má respiração e, consequentemente, uma série de doenças.

Garantir uma boa respiração nasal significa uma melhora na qualidade de vida significativa. O sono se torna mais tranquilo, sem ronco. A pessoa se sente com mais disposição e energia. E a prática de exercícios físicos é mais saudável.

Quando a respiração nasal é prejudicada, a reação normal é respirar pela boca. Chamada de síndrome do respirador bucal, este hábito pode ocasionar problemas sérios de saúde e, inclusive, deformar o rosto, pois causa um estreitamento dos maxilares devido ação dos músculos, fazendo com que os dentes anteriores sejam projetados para frente e, muitas vezes, para fora da boca.

Quanto à estética, o nariz está inserido em um contexto de proporções faciais. O seu tamanho deve ser proporcional às dimensões do rosto e as partes nasais devem ser proporcionais ao tamanho desse nariz. Além das relações de proporção e harmonia, devem ser levadas em conta as características raciais do paciente. É importante salientar que não é possível construir qualquer nariz. Cada pessoa tem uma limitação para que ao final o resultado fique natural.