RINOPLASTIA
CIRURGIA PLÁSTICA DE NARIZ

DR. WAGNER MONTENEGRO

HISTÓRIA DA RINOPLASTIA

Conhecida como a mãe da cirurgia plástica, a Rinoplastia nasceu na Antiguidade. Médicos indianos realizavam transplantes de pele e reconstruções nasais já no século VIII a.C, período no qual a amputação do nariz era um castigo para certos crimes, como na Índia, onde a amputação de nariz era uma forma frequente de punição para crimes como adultério.

A história da cirurgia plástica, no entanto, ficou muito tempo estagnada por motivos principalmente religiosos. O Papa Inocêncio XIII proibiu as cirurgias plásticas e operações no decorrer do século XIII. Somente em meados do século XVI com a autorização do Papa Sixto V é que as coisas começam a mudar.

Mas é somente no século XV que a cirurgia plástica, após séculos de evolução estagnada, se aproxima do que é hoje. É nesta época que as técnicas cirúrgicas começam a ser utilizadas em favor da estética. Graças aos estudos de Heinrich Von Pfolspeundt, o pioneiro cirurgião alemão que conseguiu realizar a reconstrução completa do nariz, utilizando a pele em excesso do braço.

A cirurgia estética, após o sucesso dos estudos de Von Pfolspeundt, ganha grande repercussão na Europa do século XVIII. Inclusive, inúmeros combatentes de guerra se submeteram à cirurgia para melhorar a aparência de seus narizes, que sofreram impactos na luta armada.

Em 1898, Jacques Joseph realiza com sucesso a redução de tamanho do nariz e passa a defender a teoria de que uma pessoa cuja aparência causa desvantagem social ou econômica é atingida da mesma forma que uma pessoa que sofre de uma doença debilitante. Joseph chamava o desejo de parecer normal como “anti-displasia” e não vaidade. Com sua visão corajosa e sucesso precoce, ele logo se torna referência em cirurgia plástica facial na Europa e acaba entrando para história como o pai da cirurgia plástica facial moderna.

Hoje, a importância da cirurgia plástica de nariz se deve à grande satisfação dos pacientes que se submetem a ela. Porque, apesar de ser uma estrutura pequena em relação a outros órgãos, o nariz tem importância fundamental. São as narinas que filtram partículas poluentes, umidificam e aquecem o ar que respiramos, funções vitais do organismo.

A evolução da medicina e da tecnologia de equipamentos cirúrgicos oferece técnicas de rinoplastia que permitem que essa estrutura tão complexa de cartilagens, ossos e mucosa, seja operada com precisão, apesar de ser uma cirurgia extremamente delicada.

A mãe da plástica hoje é uma das 1.252 cirurgias estéticas realizadas por dia no Brasil, de acordo com pesquisa feita pelo Datafolha encomendada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

SAIBA MAIS

TÉCNICAS CIRÚRGICAS

ACESSE

AUTOESTIMA

ACESSE

PRÉ-OPERATÓRIO: CUIDADOS

ACESSE

PÓS-OPERATÓRIO: ORIENTAÇÕES

ACESSE

A ESCOLHA DO CIRURGIÃO

ACESSE

PARÂMETRO FACIAL

ACESSE

PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS

ACESSE

RINOPLASTIA SECUNDÁRIA

ACESSE

HISTÓRIA DA RINOPLASTIA

ACESSE

MONTENEGRO SOCIAL

MONTENEGRO CULTURAL

Um espaço destinado à difusão e estímulo da cultura, sobretudo quando é divulgada através das artes e da ciência.
Entrevista com Dr. Wagner Montenegro
SAIBA MAIS

BELA AÇÃO

Apoiar e dar visibilidade a Organizações Não Governamentais (ONGs) de pequeno porte.
Dr. Wagner Montenegro em Bela Ação CONHEÇA

AGENDE SUA CONSULTA

Ícone de telefone    (11) 5579-2301

Ícone de local    RUA APENINOS, 927, PARAÍSO
NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ
Envie seus dados para que possamos ligar e agendar o melhor horário para você.
Logotipo Montenegro Cirurgia Plástica
MÉDICO RESPONSÁVEL: CRM 51.769 | REQ: 14693
(11) 5579-2301
RUA APENINOS, 927, PARAÍSO
Desenvolvido por Logotipo GerenteWeb