Rinoplastia

Cirurgia Plástica de Nariz

Parâmetro facial

A face humana pode ser dividida em três partes quase do mesmo tamanho: a área da testa, a área entre a testa e a base do nariz e a área entre a base do nariz e o queixo.

Quanto mais próximas forem as medida dessas partes, mais bela será a percepção em tal rosto, pois há uma impressão de simetria e harmonia.

A proporção áurea é a base de toda a estética. Quando o rosto está fora das proporções sente-se que é muito longo, muito curto, muito largo ou muito estreito. A proporção entre uma das partes com as outras duas precisa estar próxima da proporção áurea.

Também é necessário calcular a proporção entre a altura e a largura do rosto. Se um rosto tiver 19 cm de altura (tamanho médio do rosto de uma mulher), sua largura deverá ser de 12 cm; se a altura for de 21 cm (tamanho médio do rosto do homem), sua largura será de 13 cm. Usando o rosto feminino como exemplo, somando a altura e a largura, chegamos ao número 31. A divisão de 31 (o total) por 19 (a largura) terá 1,618 como resultado ou o número de ouro da proporção áurea. A mesma proporção existe entre a altura e a largura. Dividindo 19 (a altura) por 12 (a largura) também chegaremos ao mesmo 1,618. Se o resultado for maior que 1,618, o rosto será longo, se for maior será largo.

A proporção facial é muito importante, no entanto, nada substitui a capacidade de interpretação adquirida em anos de experiência que o cirurgião possui. A sensibilidade para notar o melhor caminho e procedimento para cada tipo de rosto não é encontrada em cálculos perfeitos, portanto, sempre leve em consideração a opinião de seu cirurgião.