Rinoplastia

Cirurgia Plástica de Nariz

Pré - Operatório

O resultado de qualquer cirurgia plástica, assim como a garantia de sucesso durante o procedimento, dependem de uma série de fatores. Entre eles há os que o paciente não interfere: a experiência do médico, a qualidade dos equipamentos, local adequado, a técnica, etc. Mas, para garantir a eficácia da operação e aumentar as chances de satisfação, o próprio paciente deve tomar alguns cuidados antes da realização da cirurgia.

A Consulta
Na consulta inicial, o cirurgião esclarece todas as dúvidas do paciente em relação à cirurgia. Descreve detalhadamente cada passo do procedimento cirúrgico e explica as possíveis objeções em relação ao que o paciente pretendia e que, em certos casos, não pode ser atendido. É dever ético do médico impor os limites de redução de tamanho do nariz, explicando os motivos dessa limitação.

O cirurgião realiza um exame clínico e, por meio de uma entrevista, avalia o histórico clinico do paciente.

Por fim, após apurar todas as informações necessárias, finalmente é possível determinar a técnica ideal para o caso específico do paciente.

Exames Pré-operatórios
Antes de planejar quando a cirurgia será feita e sonhar com os resultados que virão, é de excepcional importância saber as condições nas quais o corpo se encontra e se ele está apto para o procedimento cirúrgico para o qual será submetido. Os exames laboratoriais pedidos no pré-operatório são extremamente valorosos para o cirurgião conhecer melhor seus pacientes e traçar a estratégia mais eficaz para cada um.

Dia da Cirurgia
• Vir com um acompanhante;
• Comunique a Clínica em caso de gripe, resfriado ou indisposição;
• Ficar em jejum absoluto - sólidos e líquidos - pelo período de 8 horas que antecedem o horário da cirurgia e cafeína por 12 horas;
• Manter a medicação que habitualmente toma, exceto aqueles medicamentos que interferem na coagulação do sangue, nos sedativos, na anestesia e na adrenalina, e que serão restritos pelo médico;
• Evitar bebidas alcoólicas e cigarros durante os dois dias anteriores à cirurgia;
• Não usar esmalte ou base nas unhas das mãos;
• Levar para o hospital blusa aberta na frente, com botão ou zíper, pois não poderá passar nenhuma veste pelo rosto.